Home / Empresas / Afluência aos postos de turismo do Porto mais que duplicou
turismo do porto desportos náuticos pme magazine
Vista da cidade do Porto (Foto: D. R.)

Afluência aos postos de turismo do Porto mais que duplicou

A afluência aos postos de turismo do Porto cresceu 60% em dois anos, segundo dados divulgados pela Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP).

“Comparando os segundos trimestres desde 2015, a afluência este ano aumentou 20% face a 2016, ano em que já tinha crescido 33% relativamente a 2015”, refere a ATP em comunicado.

O documento adianta que são os turistas franceses quem mais procuram os postos de turismo da Invicta, seguindo-se os turistas espanhóis, portugueses, britânicos e alemães.

No entanto, analisando as receitas de vendas dos serviços dos associados da ATP, é possível constatar que no top 10 encontram-se já quatro países não-europeus: Brasil, Austrália, Estado Unidos da América e Canadá”, refere o comunicado.

Também a qualidade do atendimento é exaltada no estudo: 45% dos inquiridos classificaram a receção nos postos de turismo como excelente e 41% consideraram que o atendimento excedeu as expectativas.

Também no Google, os serviços da ATP estão bem classificados, com 4,5 estrelas em 70 críticas.

Estes dados vêm atestar a reconhecida qualidade dos nossos serviços de apoio e, ainda, que a boa hospitalidade tão característica do Norte de Portugal é apreciada por aqueles que nos visitam, o que contribui determinantemente para a projeção de uma imagem positiva do Porto lá fora”, refere no comunicado Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da ATP.

O responsável lembrou ainda o “incremento crescente” do número de turistas na cidade, o que leva a Associação a fazer um “acompanhamento a 360 graus a todo o percurso do turista, desde o planeamento”, com apoio via chat, “à receção e estadia, onde os postos de turismo dão resposta às suas necessidades atuais”.

“Apenas em 2016, assistimos, via chat, 35.836 turistas, o que representa um crescimento de 16% face a 2015”, salienta o diretor executivo da ATP.