Home / Empresas / Águas de Portugal investe 18 milhões em produção de energia renovável
energia renovável pme magazine
Foto de arquivo

Águas de Portugal investe 18 milhões em produção de energia renovável

O grupo Águas de Portugal (AdP) vai investir 18 milhões de euros até 2020 para duplicar a produção de energia renovável e poupar, assim, cerca de cinco milhões de euros por ano na fatura da energia.

A intenção está prevista no Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE), segundo a qual “uma parte significativa destina-se a ser consumida nas próprias instalações, na sua maioria Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), fortes consumidoras de eletricidade, permitindo reduzir a fatura energética do grupo”.

Atualmente, o o grupo tem capacidade de produção renovável de energia de 24,4 gigawatt-hora (GWh), prevento aumentar em 25,6 GWh a produção, mais do dobro da atual.

Com um consumo anual de 704 GWh, a AdP representa 1,4% do consumo energético nacional, situando-se este os cinco maiores consumidores empresariais de eletricidade do país. Ao todo, a fatura da energia representou 57% dos custos operacionais em 2016, no equivalente a cerca de 68 milhões de euros.

Além do aumento da produção de energia, o grupo prevê, ainda, reduzir os consumos e maximizar o aproveitamento energético do biogás proveniente da digestão das lamas do tratamento das águas residuais, bem como o aproveitamento da energia hídrica.

Será, ainda, “reforçado o investimento em energia solar, estando em curso um estudo sobre o potencial de aproveitamento da exposição solar das suas infraestruturas de norte a sul do país”.

A AdP espera, ainda, introduzir na sua frota 100 veículos elétricos e a instalação de 50 pontos de carregamento.