Home / Empresas / Bluepharma recebe secretário de Estado da Internacionalização e comitiva de empresários
bluepharma jorgeoliveria1 pme magazine
Bluepharma abriu portas a comitiva de empresários (Foto: AIP)

Bluepharma recebe secretário de Estado da Internacionalização e comitiva de empresários

O secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Oliveira, visitou a Bluepharma, em Coimbra, no passado dia 24 de maio, juntamente com uma comitiva de meia centena de empresários, liderada pelo presidente da AIP, José Eduardo Carvalho.

Depois da Renova e da Panicongelados, a Bluepharma foi a terceira das 10 visitas a empresas industriais, a decorrer até novembro, integradas no programa de comemorações dos 180 anos da AIP. O critério, explicou o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, passa por “escolher empresas que tenham crescido durante o período de ajustamento e que, por isso mesmo, são referências do tecido empresarial, e que tenham maioria de capital nacional”.

Paulo Barradas Receblo, presidente da Bluepharma, anunciou durante o encontro que será inaugura nova unidade industrial em 2019, também em Coimbra.

Já o secretário de Estado da Internacionalização desafiou os empresários portugueses a alargarem horizontes no que respeita à internacionalização, avançando para lá das “zonas de conforto” que são os principais países da União Europeia e a África lusófona. Jorge Oliveira destacou as oportunidades que representam países da América do Sul, a Coreia do Sul, ou a China, acrescentando que o Governo está disponível para apoiar as empresas na entrada nesses novos destinos das exportações.

Criada há 16 anos, a Bluepharma é hoje um grupo económico de 20 empresas que emprega cerca de 450 colaboradores. Este grupo farmacêutico de Coimbra, que produz medicamentos para mais de 100 marcas, abriu sucursais em sete países (Espanha, Angola, Moçambique, Colômbia, Chile, Brasil e EUA) e exportou, em 2016, 86% da sua produção para mais de 40 países. Está em processo de registo em outros 40, pelo que dentro de quatro anos poderá exportar para mais de 80 países.

A Bluepharma encerrou o ano de 2016 com um crescimento do volume de negócios na ordem dos 7%.

Iniciada em 2011, a presença nos mercados de Angola e Moçambique tem vindo a fortalecer-se, sendo a Bluepharma cada vez mais considerada uma marca de referência. Em Moçambique, intercala entre a primeira e a terceira posição enquanto empresa que mais medicamentos genéricos vende naquele mercado. Em Angola, está entre as cinco primeiras empresas, refere a AIP em comunicado.