Home / Empresas / Casos de Sucesso / “Changer é aquele que respira a sua própria essência e consegue fazer a diferença” – Ana Rita Clara
ana rita clara changer pme magazine
Ana Rita Clara celebrou segundo aniversário do blogue (Foto: Luvin)

“Changer é aquele que respira a sua própria essência e consegue fazer a diferença” – Ana Rita Clara

Por: Denisse Sousa

Ana Rita Clara, apresentadora de televisão e empreendedora, celebrou os dois anos do seu blogue pessoal Ana272 numa receção intimista. A PME Magazine esteve presente para perceber como é que a apresentadora mantém o equilíbrio entre os mundos da televisão, lifestyle e empreendedorismo.

Lançado em Miami, o blogue Ana272 consegue ser hoje uma plataforma de novas tendências, empreendedorismo, design e moda, mas sobretudo um espaço atual num reflexo do mundo empresarial nos dias de hoje.

“O blogue Ana272 passa por um período muito feliz e muito forte. Temos muitas parcerias, mais de 500 visualizações por mês e é um projeto que respira empreendedorismo. Não só mostra o meu lado pessoal, mas também temos uma estrutura e pensamento de empreendedor, onde mostramos quem são os novos rostos da mudança no nosso país”, explica a apresentadora.

Change It além-fronteiras

Para além do blogue pessoal, Ana Rita Clara é a cara do projeto Change It, um movimento empreendedor, alargado aos mais variados setores, que procura estimular a mudança dentro de cada um para a mudança a nível global. A 15.ª edição aconteceu no dia 7 de março, em parceria com o festival FESTIn e a Federação de Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP. Contou com a presença de vários changers sob a temática “O novo feminismo e o empreendedorismo”, no âmbito do mês da Mulher.

Com uma comunidade em Portugal de já sete mil pessoas, Ana Rita Clara espera levar o espírito Change It além-fronteiras através da celebração de protocolos estratégicos de forma a incentivar mais encontros criativos dentro e fora do país.

“Esta edição passada foi de facto um sucesso e queremos levar o Change It para um outro momento. Vamos celebrar um protocolo com a Federação de Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP e ainda com a Universidade Católica, porque o lado académico também é importante”, sublinha.

Ana Rita Clara espera, assim, “tornar as pessoas mais changers ao fazer do projeto algo mais sólido, que dá voz ao que se faz em várias partes do país, mais convidativo e com uma rede de networking consolidada para aqueles que desejam ser empreendedores e criar negócio”.

“Queremos dar às pessoas ferramentas para mudar a sua vida e aqui vão encontrar isso. Estes encontros não pretendem ser só momentos de debate e de conversa, pretendemos ter coisas reais.”

“Ser changer é arriscar e saber arriscar”

Nas suas 15 edições, o Change It abordou temáticas que impulsionam a mudança a nível global, como um “polvo que se desdobra em várias áreas”, refere Ana Rita Clara. Em edições passadas o movimento marcou presença no NOS Alive sob a temática da disrupção com artistas plásticos, esteve com a ANJE no Porto, onde se falou sobre empreendedorismo, no Greenfest, para abordar a temática da sustentabilidade e no Funchal sob o lema economia criativa.

“O que eu quero apresentar ao mundo é um projeto onde todos se sintam confortáveis para fazerem a sua própria mudança”, reitera.

“O Change It não é um projeto de discurso óbvio ou simplista. É um espaço que incentiva à mudança.”

Para Ana Rita Clara um changer é uma pessoa que não tem medo de arriscar, mas principalmente sabe arriscar. “Sejam changers por vocês mesmos. Não copiem ninguém. Sejam originais. Ser changer é aquele que respira a sua própria essência e consegue fazer a diferença naquilo que é”, termina.