Home / Lá Fora / Os cinco passos da internacionalização
João Pilão Internacionalização
João Pilão explica como deve internacionalizar uma marca (Foto: Divulgação)

Os cinco passos da internacionalização

Por: Mafalda Marques e Ana Rita Justo

João Pilão, responsável pela estratégia de internacionalização da Mendes Gonçalves, explica os primeiros passos que devemos dar para internacionalizar uma marca.

 

1 – Faça uma estratégia: “Decidam e estudem para onde vão e onde podem ser mais relevantes. Não se dispersem, se não vão para onde vos levam. Decidam vocês para onde querem ir. Estudem os mercados. Façam uma estratégia, não vão à sorte”.

 

2 – Posicione a sua marca: “Encontrem o nicho onde podem entrar”.

 

3 – Não estabeleça preços à priori: “Não partam do vosso preço, mas do preço que lá é possível fazer e ajustem-se. Se não for possível desistam desse mercado partam para outro”.

 

4 – Encontre o parceiro certo: “Somos demasiado pequenos para nos aventurarmos sozinhos. Encontrem o parceiro certo que pense como vocês e que seja o vosso parceiro lá, com quem vão dividir lucros, resultados, tudo! Ele tem de se sentir confortável que nos estamos a trabalhar com ele e para ele também”.

 

5 – Traga-o a Portugal: “Ele tem de cá vir, tem de beber esta cultura, as pessoas, tem de ser nosso, tem de lutar por nós, tem de nos sentir! Hoje, a maior parte dos meus parceiros já não trato por senhor, é por meu amigo”.

 

Leia na íntegra o artigo na edição digital da PME Magazine.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *