Home / Internacional / Colombianos criam casas a partir de plásticos reciclados
conceptos plásticos casas a partir de plásticos pme magazine
Empresa nasceu em 2010 (Foto: Facebook)

Colombianos criam casas a partir de plásticos reciclados

Oscar Méndez é arquiteto e um dos fundadores da empresa colombiana Conceptos Plásticos: através de plástico reciclado, esta empresa cria blocos para a construção de moradias, ajudando assim o meio ambiente e solucionando o problema habitacional no seu país.

 

Depois de trabalhar quatro anos na indústria do plástico, Oscar Méndez decidiu então pegar em todo o conhecimento que tinha adquirido e criar a sua própria empresa em 2010. Sediada em Bogotá, a empresa começou por ensinar a fazer a deposição correta dos resíduos plásticos.

Em 2013, a sócia Cristina Gamez fazia o seu mestrado em gestão organizacional e acabou por fazer uma tese sobre sistemas de construção a partir de plástico reciclável.

Aproveitando este estudo, a empresa começou a testar miniaturas, chegando ao modelo final, elaborado pelo outro sócio, Fernando Llanos. Em 2015 começou, finalmente, a comercialização do produto.

“A nossa missão principal é criar uma consciência sobre reciclar. Tanto na Colômbia quanto no Brasil, não é comum que as pessoas separem seu lixo dentro de casa. Também não é comum que haja uma logística voltada aos materiais reaproveitáveis”, explica Oscar Méndez, citado pela revista brasileira Exame.

Através deste conceito, a Conceptos Plásticos já construiu casas, refúgios e um centro de saúde, num total de 1600 metros quadrados, tendo inclusive recebido um prémio de 300 mil dólares por essa iniciativa social, atribuído pela Chivas The Venture.

Atualmente, a empresa pode construir cerca de 20 moradias por mês. A construção leva cerca de quatro dias e pode ser feita pela própria família, desde que seja alvo de alguma supervisão.

A empresa também vende módulos a pessoas e empresas, mas não faz encomendas personalizadas. Todas as casas são padronizadas, em módulos de cerca de 40 metros quadrados – para ampliar a casa é necessário comprar mais um módulo.

Só no ano passado, a Conceptos Plásticos faturou 150 mil dólares, prevendo chegar aos 200 mil dólares este ano.

Para breve, está prevista a expansão para o Brasil e para o Chile.