Home / Empresas / Como ser uma empresa verde
Paulo Veiga, CEO da EAD (Foto: Divulgação)
Paulo Veiga, CEO da EAD (Foto: Divulgação)

Como ser uma empresa verde

Por: Paulo Veiga, CEO da EAD – Empresa de Arquivo de Documentação

O paradigma da sustentabilidade sofreu uma grande alteração ao verificarmos que estamos a gastar mais energia do que realmente precisamos, ou seja, estamos a queimar grandes quantidades de gás e petróleo, prejudicando assim o ambiente. Esta mudança é uma oportunidade inteligente e estratégica para as empresas aproveitarem, uma vez que podem representar uma grande redução de custos (diretos e indiretos), a médio prazo, bem como uma melhor gestão de risco. 

 

Empresas com práticas ambientalmente responsáveis geram bons negócios para todos, aliás, um empreendedor bem sucedido e ambientalmente responsável caracteriza-se pela capacidade de prever, conter e aproveitar o risco, transformando-o em oportunidade. Este universo ambiental é, desde há algum tempo a esta parte, uma oportunidade para o crescimento económico com o uso racional e eficiente dos recursos naturais. As empresas devem, portanto, encarar a responsabilidade social como uma estratégia significativa de modo a manter ou até aumentar a sua rentabilidade e potenciar o seu desenvolvimento. A crescente consciencialização do consumidor na procura de produtos, serviços e bens que conciliem a relação equilibrada entre ambiente, comunidade e economia é prova disso mesmo.

A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, SA – é o testemunho de uma empresa verde, fruto, não só, da sua certificação segundo o referencial NP EN ISO 14001:2012, desde 2007, mas também da nossa constante preocupação na diminuição da nossa pegada ecológica. Ser uma empresa sustentável representa um desempenho financeiro mais lucrativo, uma vez que todas as ações tomadas neste sentido são um investimento para o futuro da Companhia e de todos nós.

 

Leia o artigo na íntegra na edição digital da PME Magazine.