Home / Empresas / Estado condenado a pagar 150 milhões à concessão do TGV
alfa pendular tgv rede ferroviária
(Foto: CP)

Estado condenado a pagar 150 milhões à concessão do TGV

Governo vai recorrer da indemnização pelo cancelamento da obra do TGV.

 

O tribunal arbitral condenou o Estado português a pagar 150 milhões de euros à Elos, consórcio de construção do TGV, pelo cancelamento do projeto em 2012 pelo governo de Pedro Passos Coelho.

A notícia é avançada pelo Público, que adianta que o executivo de António Costa vai recorrer da decisão e pedir o afastamento de um dos árbitros, Manuel Carneiro da Frada, por considerar que tem conflitos e interesses – foi vice-presidente da assembleia-geral do BCP, acionista e financiador da Elos.

A Elos, formada pela Soares da Costa e pela Brisa, reclamava uma indemnização de 169 milhões de euros pelo cancelamento da obra em 2012.

A sentença do tribunal arbitral data de 27 de junho e determina uma indemnização de 149,6 milhões de euros. Apenas o árbitro indicado pelo Estado votou contra.

O projeto do da linha de alta velocidade entre Poceirão e Caia foi adjudicado em 2010, ainda pelo governo de José Sócrates, contudo, não obteve luz verde do Tribunal de Contas e Pedro Passos Coelho cancelaria a obra em 2012.