Home / Lá Fora / Trump confirma que EUA abandonam Acordo de Paris
Trump Acordo de paris pme magazine

Trump confirma que EUA abandonam Acordo de Paris

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou, esta quinta-feira, que o país vai abandonar o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

Trump justificou a decisão, dizendo que o acordo “imputa custos aos americanos” e lembrando a promessa eleitoral de “pôr os trabalhadores americanos em primeiro”.

Recorde-se que o Acordo de Paris foi assinado em dezembro de 2015, por 195 países, tendo como objetivo a redução das emissões de gases com efeito de estufa e conter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius.

O anterior presidente norte-americano, Barack Obama, comprometera-se então a reduzir as emissões de CO2 do país de 26% a 28% até 2025, comparando com os níveis de 2005, tendo inclusive autorizado a Agência de Proteção do Ambiente a forçar as indústrias de carvão a reduzir as suas emissões.

Donald Trump já anteriormente tinha criticado o Acordo de Paris, dizendo durante a campanha eleitoral que o aquecimento global era uma “invenção” dos chineses.

O assunto voltou à discussão na última cimeira do G7, mas na resolução final o grupo reconheceu que os Estados Unidos “não estão em condições de chegar a um consenso” sobre a luta contra as alterações climáticas.

Nessa mesma declaração, os membros do G7, à exceção dos Estados Unidos, comprometeram-se a aplicar “rapidamente” o Acordo de Paris.