Home / Empresas / Europac investiu 6,5 milhões de euros em sustentabilidade
Europac Viana do Castelo (Foto: DR)
Europac Viana do Castelo (Foto: DR)

Europac investiu 6,5 milhões de euros em sustentabilidade

No Dia Internacional do Ambiente, que se celebra hoje, o Grupo Europac reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, uma área em que investiu 20 milhões de euros nos últimos quatro anos, 6,5 milhões dos quais só no ano passado, com o objetivo de reduzir as emissões, gerir e valorizar os resíduos gerados no processo de produção e impulsionar iniciativas relacionadas com a eficiência energética.

Como empresa do sector da embalagem, a sustentabilidade é inerente à atividade do Grupo Europac e o respeito pelo meio-ambiente um dos seus valores. No seu modelo de economia circular integrada, a empresa utiliza matérias-primas recicladas e renováveis para fabricar um produto final biodegradável e reciclável como as caixas de cartão. Uma atividade de processos de transformação sucessivos em que o produto final de cada elo da cadeia de valor é a matéria-prima do seguinte, o que representa um exemplo de eficiência e aproveitamento dos recursos.

O desenvolvimento de Programas de Melhoria Ambiental e a procura da excelência na gestão ambiental permitiram reduzir as emissões gasosas em 78% durante a última década, enquanto o consumo de eletricidade baixou 48% no mesmo período, sendo que 2016 foi um ano recorde, tendo a Europac atingido o valor mais baixo de sempre no consumo de eletricidade nas suas instalações.

Na área das matérias-primas, o papel recuperado é a base para a produção de papel nas fábricas espanholas de Dueñas e Alcolea de Cinca e na unidade francesa de Rouen. Cerca de 355.000 toneladas desta matéria-prima, perto de 40% das necessidades anuais, são provenientes dos centros de gestão de resíduos da empresa, onde são recuperados resíduos como papel e cartão usado que se convertem em matéria-prima para fabricar novos papéis para embalagem.

Em Portugal, a fábrica de Viana do Castelo consume ainda madeira, fundamentalmente pinho, uma espécie de crescimento rápido proveniente de explorações florestais sustentáveis. Dos mais de 8.000 hectares de floresta que a Europac explora diretamente, 91% estão certificados segundo standards de gestão florestal sustentável e cumprem os critérios PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) e FSC (Forest Stewardship Council), que asseguram a gestão responsável e sustentável deste recurso natural.

O Grupo Europac também está empenhado na reciclagem e na valorização de resíduos. A empresa promove a reutilização material, energética e agrícola dos resíduos que gera nos seus processos de produção, conseguindo valorizar 80% dos mesmos e reduzir a taxa de envio para o aterro.

Consumo de Água

Para extrair as fibras de celulosa da madeira ou no papel recuperado é necessário diluí-las em água, um dos principais consumos utilizados no processo de produção de papel. Para conseguir uma maior eficiência na utilização deste recurso, a Europac implementou exaustivos sistemas de controlo que permitem otimizar o consumo de água, que já diminuiu 20% desde 2010. A água utilizada no processo de produção é reutilizada através de circuitos fechados em outros processos internos ou é tratada em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) antes de serem devolvidas ao meio natural em condições que superam as legalmente exigidas.

A Europac levou o seu compromisso com a sustentabilidade e o meio-ambiente a cada uma das fases e áreas da sua atividade, desde o consumo de materiais à gestão dos resíduos gerados aplicando os três “erres” de reduzir, reutilizar e reciclar.