Home / Empresas / Governo defende aposta nas regiões transfronteiriças
portugal regiões transfronteiriças pme magazine
Foto de arquivo

Governo defende aposta nas regiões transfronteiriças

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, defendeu, esta segunda-feira, que o país deve apostar na valorização das regiões transfronteiriças, no âmbito da negociação do quadro de fundos comunitários após 2020.

Pedro Marques falava na sequência do Conselho de Concertação Territorial, que decorreu em São Bento com a presença do primeiro-ministro e de representantes dos governos regionais da Madeira, Açores, áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, comunidades intermunicipais, Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

O governante adiantou que o Governo assumira o compromisso de fazer um primeiro debate sobre o futuro da política de coesão após 2020 antes da reunião do Fórum da Coesão, que se realiza na próxima semana em Bruxelas.

Apesar do “contexto complexo” do encontro, tendo em conta a saída do Reino Unido da União Europeia, Pedro Marques defendeu “mais inovação e mais qualificações” nas iniciativas europeias, bem como medidas para a criação de emprego e desenvolvimento do território.

O ministro defendeu, ainda, uma maior eficiência energética e dos transportes públicos e um aumento do investimento na economia do mar.