Home / Empresas / Illy caffè na ARCO Lisboa
Segunda edição de arte madrilena.

Illy caffè na ARCO Lisboa

Artistas contemporâneos e internacionais decoram série de chávenas para a illy caffè. A obra de Robert Wilson homenagea os 25 anos da illy Art Collection na feira de arte contemporânea ARCO em Lisboa.

A segunda edição da Feira de Arte contemporânea madrilena ARCO Lisboa 2017, vai acontecer entre os dias 18 e 21 de maio na Cordoaria Nacional. Uma iniciativa da ARCOIFEMA que aposta na realização deste evento artístico e social. Ao todo participam 58 galerias de arte, sendo que muitas delas são estrangeiras selecionadas pelo Comité Organizador.

Uma oportunidade para os artistas exibirem os seus trabalhos ao público de forma próxima e direta, aproveitando também a alta presença de turistas pela capital portuguesa para serem vistos internacionalmente.

Uma feira que tanto atrai colecionadores internacionais, como profissionais de renome na área e o público em geral, conta com a participação da obra de Robert Wilson intitulada “The Dish ran away with the spoon. Everything you can think of is true.”, em jeito de comemoração dos 25 anos da Illy Art Collection.

Illy Art Collection conta com 25 anos de existência
Illy Art Collection conta com 25 anos de existência

 

Para Massimo Saggese, director geral de illycaffè na península Ibérica “Reiteramos a nossa colaboração com a ARCOLisboa pelo segundo ano consecutivo porque através da arte contemporânea comunicamos os nossos valores de marca. Se um bom café é perfeitamente transformando é como uma obra de arte para os sentidos. Há mais de treze anos que colaboramos com ARCO em Madrid e Lisboa, é um mercado muito interessante para nós. 

A relação entre a marca e a arte começou na década de 1950, tendo sido a primeira empresa a colocar o seu nome na chávena de café que pudesse diferenciar-se e que os consumidores reconhecessem o produto que era degustado. A arte está no DNA da illy, também no logotipo, uma obra de arte que o artista americano James Rosenquist concebeu para a empresa”, explica à PME Magazine.

Em 1992 o arquiteto italiano Matteo Thun desenhou o café original e inconfundível, que se tornou hoje em dia o ícone da empresa e um objeto artístico de uso diário, no qual 111  artistas líderes em criatividade contemporânea deixaram o seu cunho, transformando uma original caneca de café expresso illy num símbolo no mundo da arte contemporânea.

Nos últimos 25 anos, grandes artistas contemporâneos como a artista sérvia Marina Abramovic, o pintor americano Robert Rauschenberg, o artista kitsch Jeff Koons, o pintor e cineasta Julian Schnabel, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar, o escultor britânico nascido na Índia Anish Kapoor e o artista conceptual francês, Daniel Buren, entre outros, deixaram vestígios da sua criatividade e a sua própria identidade na chávenas illy.