Home / Empresas / ISQ cria Hub de qualificação para o mar
HubNaval_PME Magazine

ISQ cria Hub de qualificação para o mar

O ISQ assina hoje um importante Protocolo de Cooperação que estabelece as condições para a criação de um “Hub” de Qualificação e Formação para a Construção, Reparação Naval & Gestão Portuária, num evento que conta com o alto patrocínio do Presidente da República: a 7ª. edição do Forum do Mar – Business2Sea 2017 – subordinado ao tema “Tecnologias e Indústrias Oceânicas” e que decorre no centro de congressos da Alfândega do Porto.

Segundo refere Pedro Matias, Presidente do ISQ, “trata-se de criar uma parceria sólida e sustentável entre stakeholders estratégicos em Portugal neste setor, oriundos da Indústria Naval, Universidades, Centros Tecnológicos e Organismos Nacionais e Regionais, que permitam dinamizar, inovar, criar emprego qualificado, gerar maiores níveis de competitividade, impulsionar a internacionalização e acompanhar os desafios do paradigma económico e tecnológico da digitalização da industria no quadro da indústria 4.0”.

A economia do Mar em Portugal apresenta alguma deficiência de qualificações e uma população envelhecida sobretudo ao nível da adaptação aos novos equipamentos, processos e serviços. É essencial a transferência de conhecimento através da formação de quadros especializados, até porque a formação contínua é quase inexistente. Na área de construção e reparação naval e gestão de portos, o cenário é ainda mais preocupante, não há quadros qualificados e a solução passa pela subcontratação a fornecedores externos (Espanha, Argélia e Marrocos).