Home / Empresas / Método Kaizen ganha terreno nas PME

Método Kaizen ganha terreno nas PME

Cada vez mais as PME aplicam o método Kaizen para melhorar a produtividade. Conheça este método que ajuda a melhorar os processos e as empresas portuguesas que o aplicam com eficácia.

 

A palavra Kaizen tem origem japonesa, significa “melhoria contínua” e aplica-se ao ambiente de trabalho, família e vida pessoal. Na indústria, tem o mesmo significado e refere-se à melhoria diária e constante, com o objetivo de aumentar a produtividade.

O Kaizen quando aplicado na indústria procura eliminar os processos desnecessários, bem como o desperdício de tempo, de matéria prima, entre outros.

Os processos de melhoria contínua servem para oferecer à indústria que a emprega uma série de vantagens, entre elas análise de valor, eliminação de desperdícios, padronização, melhor uso da força de trabalho, facilidade na implantação do sistema just in time.

A melhoria contínua também serve para envolver todos os colaboradores de uma indústria ou organização para que juntos procurem o aperfeiçoamento dos produtos e processos, o que, por consequência, resulta na qualidade final do produto e satisfação do cliente.

 

Os nove mandamentos Kaizen:

  1. Todo o desperdício deve ser eliminado;
  2. Todos os trabalhadores devem envolver-se no processo de melhoria;
  3. O aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não incluam investimento financeiro alto, eliminando gastos excessivos em tecnologias e consultores;
  4. É viável dentro de qualquer local ou empresa, em qualquer parte do mundo;
  5. As melhorias obtidas devem ser divulgadas, para que exista uma comunicação transparente;
  6. As ações devem ser focadas no local de maior necessidade, onde se cria realmente valor, ou seja, na produção;
  7. O seu objetivo único é a melhoria dos processos. Prioriza a melhoria das pessoas, através de orientação pessoal para a qualidade, trabalho em equipa, cultivo da sabedoria, auto disciplina e prática de sugestões individuais ou de grupo;
  8. Aprende-se na prática.

Algumas empresas portuguesas já aplicaram o método Kaizen com sucesso: Sonae MC (retalho), Caetano Bus (automóvel), Centro Hospitalar do Porto (Saúde), Bosh (Maquinaria) e a Medlog (Farmacêutica). Mais recentemente, Copidata (gráfica) também tem vindo a aplicar este método com sucesso.

O Kaizen Institute Portugal é uma empresa multinacional que fornece serviços de consultoria e formação ao tecido empresarial e instituições públicas em mais de 35 países. O Kaizen apoia entidades de todas as dimensões e de todos os setores da economia. Fundado em 1985, na Suiça, por Masaaki Imai, o Kaizen Institute tem as suas origens do Sistema de Gestão do Grupo Toyota.