Home / Oportunidades / OesteCIM com financiamento de 10 milhões para PME
OesteCim_PME magazine

OesteCIM com financiamento de 10 milhões para PME

A região Oeste tem disponíveis 10,2 milhões de euros de fundos comunitários destinados a incentivar a criação de postos de trabalho e o empreendedorismo em pequenas e médias empresas, anunciou a Comunidade Intermunicipal OesteCIM em comunicado.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, conjuntamente com os Grupos de Ação Local (LeaderOeste, ECOMAR e ADEPE), apresentaram o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), no âmbito do PO Centro 2020 e do Programa Oeste Portugal 2020.O financiamento é dirigido ao apoio à criação de pequenas empresas ou à expansão e modernização de outras que existam há pelo menos cinco anos.

O financiamento oriundo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) contempla, como despesas elegíveis, obras de remodelação, participação em feiras no estrangeiro, estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia, enquanto a comparticipação do Fundo Social Europeu (FSE) é dirigida às remunerações de postos de trabalho criados.

Cada empresa pode candidatar-se aos dois fundos, desde que crie novos postos de trabalho. O FEDER apoia até 50% do investimento total, enquanto a comparticipação do FSE é total.

Dos 10,2 milhões de euros, 5,5 milhões de euros são geridos pela OesteCim e têm como destinatárias empresas com investimentos entre os 100 e os 235 mil euros.

Investimentos inferiores a 100 mil euros poderão ser candidatados aos fundos geridos pela LeaderOeste (3,2 milhões) ou pelos Grupos de Ação Local Pescas Oeste (935 mil) e Ecomar (512 mil).

A primeira fase de candidaturas começa em junho e vai até 30 de julho no caso da OesteCim ou até 30 de junho para as restantes entidades gestoras. Cada entidade é responsável pela análise e aprovação das candidaturas.

O Sistema de incentivos ao Empreendedorismo e Emprego vai ser divulgado pelos vários concelhos da região Oeste até 31 de maio, sendo hoje apresentado aos empresários em Sobral de Monte Agraço.

Estão ainda agendadas sessões em Caldas da Rainha (25), Bombarral, Peniche (26), Torres Vedras, Lourinhã (29), Alcobaça, Nazaré (30), Óbidos e Cadaval (31).