Home / Sucesso / Editorial / Um ano e tanto por descobrir 
ritajusto1 pme magazine
Ana Rita Justo, editora (Foto: Inês Antunes)

Um ano e tanto por descobrir 

Por: Ana Rita Justo

Com esta quinta edição celebramos um ano de PME Magazine. Iniciámos este percurso com o presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula, o primeiro que gentilmente acreditou neste projeto o suficiente para ser a nossa figura de capa. 

Chegamos aqui com a certeza de que ainda somos pequenos, mas que a nossa perseverança talvez um dia seja igual à das empresas portuguesas, aquela que nunca desiste, por mais desafios que encontre. E foi, precisamente, para falar sobre esses desafios que convidámos António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal para ‘batizar’ este primeiro aniversário.

Tal como nós, também António Saraiva passou por muitos infortúnios e desafios, ficando com muito para contar e para dar de beber a outros. A sua experiência de vida, resiliência e coerência mostram aquilo que um verdadeiro empresário deve ter: carácter.

Coroamos esta edição ainda com outros exemplos de carácter e inovação: a DOME Store na responsabilidade social e a eCooltra na eficiência ecológica; o LisboaBiz pela vocação para o empreendedorismo e a Rittal pela presença vincada ao fim de 15 anos em Portugal.

Como não somos alheios à revolução digital que está a passar-se nas empresas contamos ainda com o apoio da diretora-geral da Primavera BSS, Felicidade Ferreira, que nos fala das conclusões do barómetro de digitalização às empresas que a tecnológica levou a cabo.

Vimos, ainda, como uma ideia portuguesa de lavandarias self-service consegue vingar lá fora. Falamos da Washstation.

Com a ajuda de Khalid Jamal, percebemos que o Médio Oriente pode ser um mundo de vantagens para o investimento das empresas portuguesas, e João Paulo Tavares, da Brain Alive, explica-nos a importância dos mapas mentais na produtividade das equipas de trabalho.

Tudo o que um bom empresário deve ter também passa por saber o seu propósito no mundo, como defende Teresa Botelho, da Business Clinik. Já o advogado Diogo Lopes Barata alerta as empresas para o novo regulamento da proteção de dados e Hugo Pascoal, da E-Goi, diz-nos o que fazer e não fazer para ter um bom sistema de email marketing.

Celebramos assim o nosso aniversário com informação relevante, de e para empresários, com a sensação, porém, que temos ainda muito que aprender e descobrir no mundo empresarial português. A todos os que, até agora, aceitaram o nosso convite para serem entrevistados pela PME Magazine e para nos ensinarem com a vossa bravura deixamos o nosso enorme agradecimento. Sem vocês esta revista não teria sentido de existir.

Se quiser espreitar a nossa edição clique aqui.

Boas leituras e bons negócios!