Home / Crónicas / AUTORES / ANABELA CHASTRE / Como voltar motivado ao trabalho após as férias
Executive anabela chastre voltar motivado ao trabalho pme magazine
Anabela Chastre colabora pontualmente com a PME Magazine (Foto: D. R.)

Como voltar motivado ao trabalho após as férias

Por: Anabela Chastre,  #1 Attitude Coach, oradora motivacional e autora do livro Atitude Certa!

 

Para muitos regressar ao trabalho após as férias pode ser tudo menos motivante. Deixar o sol, o mar, os amigos, as noites longas de conversa para trás, pode ser angustiante, pois, na verdade, o que nos espera é o contrário disso. Voltar à rotina, aos dias mais curtos, ao trânsito da cidade não parece de todo apetecível. É nesta fase que muitos pensam: “Eu devia ir viver para um país tropical e ter um bar na praia!”. Seja sincero, caro leitor, não lhe passou já isso pela cabeça? Aposto que sim!

 

Mas se ainda não é desta e o seu chefe à está sua espera, o melhor é pensar em estratégias que o façam voltar ao trabalho, motivado.

Eis alguns exemplos do que pode fazer:

  1. Defina já como vai passar os próximos dias de férias – Se o leitor for como eu, provavelmente já reservou uns dias de férias no Natal. Assim, o melhor que pode fazer é começar já a planear onde e como os vai passar. Vai sair da cidade e vai até ao interior do país? Aproveite para visitar alguns pontos de interesse no local para onde vai, procure um bom restaurante na zona para lá ir e vá visitar aquele amigo a quem anda a prometer uma visita há muito tempo. Planeie tudo isto e já terá aqui um bom incentivo.

 

  1. Escolha uma frase motivadora para o wallpaper do seu computador – Muitas pessoas optam por colocar fotografias no wallpaper de sítios paradisíacos onde já foram, mas isso, caro leitor, só o vai fazer sentir ainda pior. Opte por frases motivadoras, daquelas que lhe dão a força que está a precisar. Assim, cada vez que ligar o computador vai sentir uma dose extra de energia.

 

  1. Aproveite os fins de semana – Faça do fim de semana umas miniférias. Seja turista na sua própria cidade. Visite uma exposição de fotografia ou assista a uma peça de teatro. Saia de casa, evite passar demasiado tempo em frente à televisão, isso só vai deixá-lo apático e sem força.

 

  1. Arrume a sua secretária – Uma secretária desarrumada só o vai deixar deprimido. Nada como deitar para o lixo os papéis antigos que já não servem para nada ou arrumar no armário os dossiers que tem em cima da secretária há três meses. Uma limpeza à secretária pode ser o suficiente para lhe dar a energia que você precisa para iniciar esta nova jornada. Ponha mãos à obra!

 

  1. Faça desporto – Mexa-se pela sua saúde! Se não tem tempo para ir ao ginásio, comece ou termine o seu dia de trabalho com uma caminhada perto de casa. Desafie um amigo para ir correr ou planeie uma volta de bicicleta em família. Acredite que, se você quiser, arranja sempre tempo.

Lembre-se que ninguém se motiva a pensar no passado e em tudo o que deixou para trás, cabe-lhe a si olhar para a frente e encarar esta nova etapa com um sorriso, afinal, o melhor ainda está para vir! Força, dê o seu melhor naquilo que faz, faça os seus colegas sentirem-se especiais, trate os seus clientes como você gosta de ser tratado e vai ver que no final do dia se vai sentir motivado e orgulhoso de si mesmo! Regresse ao trabalho com a ATITUDE CERTA!