Home / CARREIRAS / Apenas 13% dos cargos de direção de empresas são ocupados por mulheres
semana da igualdade salarial igualdade de género mulheres direção de empresas igualdade de género pme magazine
Foto de arquivo

Apenas 13% dos cargos de direção de empresas são ocupados por mulheres

Apenas 13% dos cargos de direção de empresas cotadas em Portugal são ocupados por mulheres e, destes, apenas 2% lideram Conselhos de Administração. É esta a conclusão do estudo “Women in the boardroom: a global perspective”, divulgado pela Deloitte.

“Apesar da representatividade das mulheres nos cargos de direção continuar a aumentar a nível mundial, o número de mulheres que presidem os Conselhos de Administração permanece baixo”, refere o estudo, que analisou mais de 60 países.

Em Portugal, o estudo foi feito pela Deloitte, entre 15 de dezembro e março desde ano, tendo entrado na amostra 47 empresas cotadas.

“A nível global, as mulheres ocupam 15% dos cargos de administração e apenas 4% presidem o Conselho de Administração”, acrescenta o estudo.

João Costa da Silva, da Deloitte Portugal, destaca, contudo, que “Portugal está a progredir na promoção da igualdade de género nos quadros de direção das empresas”. O responsável refere, ainda, que já foi promulgada a lei que estabelece a criação de quotas de género nas administrações de empresas do setor empresarial do Estado e nas empresas cotadas em bolsa.

A nova lei determina que as empresas cotadas em bolsa devem atingir 20% de mulheres em cargos de administração em janeiro de 2018 e 33,3% no início de 2020.

 

Noruega na senda da igualdade de género

O estudo conclui, ainda, que a Noruega, o primeiro país da Europa a impor quotas de género, tem a percentagem mais elevada de mulheres em cargos de direção, 42%. Em contrapartida, nos Estados Unidos apenas 14% dos cargos de direção são ocupados por mulheres.

Ao todo, o estudo envolveu sete mil empresas em 44 países da Europa, Ásia, Pacífico, Américas, Médio Oriente e África. Para complementar estes dados, a Deloitte Global reuniu informação sobre quotas de género e outras iniciativas que promovem a diversidade nas administrações de outros 20 países.