Home / Internacional / Comissão Europeia planeia duplicar plano de investimentos
jean-claude juncker comissão europeia
Jean-Claude Juncker (Foto: Comissão Europeia)

Comissão Europeia planeia duplicar plano de investimentos

Jean-Claude Juncker discursou sobre o Estado da União diante do Parlamento Europeu.

 

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, defendeu, esta quarta-feira, a duplicação do plano europeu de investimentos, esperando que este chegue aos 630 mil milhões de euros em 2020.

Falando sobre o Estado da União, no Parlamento Europeu, Juncker considerou esta ação necessária para relançar o crescimento económico e o emprego nos países da União Europeia.

“Propomos duplicar a duração do fundo e a sua capacidade, com o objetivo de alcançar 630 mil milhões de euros de investimento”, disse o presidente da Comissão Europeia, alertando, contudo, para a necessidade da “contribuição dos Estados-membros.

Juncker considerou, ainda, que as regras orçamentais devem ter interpretadas de forma “inteligente” e disse que não propôs mais alterações ao Pacto de Estabilidade, conforme tinha sido noticiado.

Sobre a defesa, o líder da Comissão Europeia defendeu o reforço da agência Frontex e anunciou que, até novembro, irá propor um sistema de autorização de viagens para quem quer visitar a União Europeia (UE) e não necessita de visto.

Defendeu, ainda, a integração de meios militares dos Estados-membros, paralela e autónoma da NATO.

“Temos de ter uma Europa que se protege e que se defende, no seu interior e exterior”, sublinhou.

Já sobre a saída do Reino Unido da UE, Juncker disse lamentar a decisão, mas respeitá-la e assegurou que “não ameaça a existência da UE”.