Home / Empresas / Açores recebem quase metade da ajuda europeia ao setor do leite
leite

Açores recebem quase metade da ajuda europeia ao setor do leite

Ao todo, setor do leite em Portugal vai receber quatro milhões de euros.

 

Os Açores vão receber 46% da ajuda da União Europeia destinada ao setor do leite em Portugal, de um total de quatro milhões de euros.

Segundo informou o secretário regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Vasconcelos, em Ponta Delgada, a região vai receber o equivalente a 1,8 milhões de euros.

O governante comparou este montante com os 1,2 milhões de euros recebidos em 2015, de um “pacote mais alargado, de 4,8 milhões de euros”.

“Isto é o reconhecimento por parte do Governo da República da importância que o setor do leite e dos laticínios tem na nossa região”, adiantou, falando à margem da inauguração do centro de interpretação da cultura do ananás.

Luís Neto Vasconcelos considerou, ainda, que são “valores muito próximos” aos que foram negociados com o Governo central em julho passado.

“Isto foi o resultado de um trabalho aturado entre a Secretaria da Agricultura e do Ambiente e o Ministério da Agricultura na definição de um critério que, sendo um critério nacional, se reflete nos Açores numa percentagem de quase 50%”, sublinhou.

O secretário regional ressalvou, contudo, que os valores “não satisfazem a Federação Agrícola, nem satisfazem o Governo dos Açores e, porventura, não satisfarão todos os agricultores do país”.

Em comunicado, o governo dos Açores adiantou que “vão ser atribuídos 45 euros por vaca aos primeiros 20 animais de cada exploração, beneficiando todos os produtores da região”.