Home / Empresas / Águas de Portugal investe 18 milhões em produção de energia renovável
energia sustentável energias renováveis renováveis energia renovável pme magazine
Foto de arquivo

Águas de Portugal investe 18 milhões em produção de energia renovável

O grupo Águas de Portugal (AdP) vai investir 18 milhões de euros até 2020 para duplicar a produção de energia renovável e poupar, assim, cerca de cinco milhões de euros por ano na fatura da energia.

A intenção está prevista no Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE), segundo a qual “uma parte significativa destina-se a ser consumida nas próprias instalações, na sua maioria Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), fortes consumidoras de eletricidade, permitindo reduzir a fatura energética do grupo”.

Atualmente, o o grupo tem capacidade de produção renovável de energia de 24,4 gigawatt-hora (GWh), prevento aumentar em 25,6 GWh a produção, mais do dobro da atual.

Com um consumo anual de 704 GWh, a AdP representa 1,4% do consumo energético nacional, situando-se este os cinco maiores consumidores empresariais de eletricidade do país. Ao todo, a fatura da energia representou 57% dos custos operacionais em 2016, no equivalente a cerca de 68 milhões de euros.

Além do aumento da produção de energia, o grupo prevê, ainda, reduzir os consumos e maximizar o aproveitamento energético do biogás proveniente da digestão das lamas do tratamento das águas residuais, bem como o aproveitamento da energia hídrica.

Será, ainda, “reforçado o investimento em energia solar, estando em curso um estudo sobre o potencial de aproveitamento da exposição solar das suas infraestruturas de norte a sul do país”.

A AdP espera, ainda, introduzir na sua frota 100 veículos elétricos e a instalação de 50 pontos de carregamento.