Home / Tecnologia / ECONOMIA / Como ajudar empresas a chegar à idade adulta?
startups PME Magazine ajudar empresas
Fotos: LISPOLIS

Como ajudar empresas a chegar à idade adulta?

Por: Pedro Rebordão, diretor de Promoção e Inovação do  Lispolis

Criar novos negócios é uma tarefa árdua. Nas startups, empresas inovadoras e escaláveis, é aceite que uma em cada dez sobrevive; nas empresas ditas tradicionais, quatro em cada dez sobrevivem aos cinco anos de atividade iniciais, chegando assim à idade adulta – trata-se de um valor médio que não tem em consideração outras variáveis como o setor de atividade, o valor acrescentado produzido ou se a empresa é exportadora.  

É claro para o Polo Tecnológico de Lisboa (Lispolis) que estaremos a desempenhar corretamente as nossas funções se conseguirmos aumentar a probabilidade, nem que seja num ponto percentual apenas, de os projetos que apoiamos e acolhemos conseguirem sobreviver. De uma forma simples é este o objetivo de qualquer incubadora. 

É normal as incubadoras apoiarem os projetos no desenvolvimento do plano de negócios, no estabelecimento de contactos, seja com um potencial parceiro, fornecedor ou cliente, na apresentação a investidores. É também normal as incubadoras promoverem os projetos que apoiam, utilizando os seus canais de comunicação, e é normal que o responsável de uma incubadora se vá tornando um mentor dos projetos. 

 

Leia o artigo na íntegra na 8.ª edição da PME Magazine.