Home / Internacional / ÁFRICA / Angola já não vai pedir ajuda financeira ao FMI
Angola ajuda financeira
Bandeira de Angola

Angola já não vai pedir ajuda financeira ao FMI

FMI informou desistência de programa de ajuda financeira. Ainda assim, Luanda quer manter  consultas técnicas.

 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou, esta quinta-feira, que Angola desistiu de negociar um eventual pacote de ajuda financeira ao país, apesar de querer manter as consultas técnicas com o Fundo.

 

“O Presidente da República [de Angola] informou o FMI sobre a decisão de manter o diálogo com o fundo apenas no contexto do artigo IV, consultas, e não no contexto de discussão sobre o programa de ajuda EFF [Programa de Financiamento Ampliado]”, anunciou Gerry Rice, porta-voz do FMI, em conferência de imprensa na sede da instituição, em Washington.

 

O responsável adiantou que “as discussões respeitantes a um possível programa já não entram no âmbito dos técnicos” do FMI, que tinha estado em Luanda no passado dia 14 de junho.

 

“Uma equipa do FMI irá a Luanda novamente, provavelmente em outubro, para ‘consultas’ ao abrigo do artigo IV”, esclareceu.

 

Recorde-se que o FMI havia anunciado em abril passado que Angola tinha solicitado um programa de assistência financeira para os próximos três anos.