Home / Empresas / Apresentado fundo de 55 milhões de euros para Inovação Social
Inovação Social

Apresentado fundo de 55 milhões de euros para Inovação Social

A Portugal Inovação Social apresentou o Fundo para a Inovação Social (FIS) na conferência internacional de tecnologia e inovação Web Summit, a decorrer em Lisboa.

O FIS é um fundo de investimento público de 55 milhões de euros, destinado a fomentar o investimento social e a facilitar o acesso a financiamento por parte de organizações sociais e PMEs que pretendam desenvolver projetos sociais inovadores em áreas como a inclusão social, a inclusão digital, a educação, a empregabilidade, a saúde, o envelhecimento ativo ou a igualdade de género.

Funciona com duas linhas de financiamento: FIS Crédito, através da concessão de empréstimos bancários por instituições de crédito, em condições ajustadas às necessidades específicas de cada organização ou empresa, e FIS Capital, em regime de coinvestimento (até um máximo de 70%) com investidores privados em capital e quase capital de PMEs que desenvolvam projetos de inovação social.

Relativamente aos restantes instrumentos de financiamento da Portugal Inovação Social, o FIS dirige-se, a projetos que se encontrem em fase de consolidação ou expansão, que pretendam investimentos mais significativos e que apresentem condições de sustentabilidade financeira que permita o reembolso dos investimentos.

A Portugal Inovação Socialé o primeiro programa de um estado membro a utilizar fundos da União Europeia para dinamizar especificamente a inovação e o empreendedorismo social, sendo o FIS o primeiro instrumento financeiro criado no âmbito do Fundo Social Europeu.