Home / Empresas / ASAE alerta para inspetores falsos a tentar cobrar multas
restaurante asae ahresp
Foto de arquivo

ASAE alerta para inspetores falsos a tentar cobrar multas

ASAE diz ter conhecimento de várias tentativas de burla feitas por telefone.

 

A ASAE está a alertar para o facto de haver pessoas que se fazem passar por inspetores da autoridade e que contactam telefonicamente restaurantes a marcar vistorias e a solicitar uma transferência bancária ou levantamentos em dinheiro para pagar supostas coimas em atraso.

Segundo a ASAE, há registo de acontecimentos destes em Guimarães, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Famalicão e Braga.

A autoridade adianta que “em nenhuma situação” os seus inspetores efetuam “qualquer tipo de contacto direto com os operadores económicos para pagamento de coimas in loco”.

“Todos os procedimentos são efetuados pelas vias formais e legais, pelo que os operadores económicos não devem atender a qualquer pedido por parte de qualquer suposto inspetor que efetue as solicitações”, refere a ASAE em comunicado.

A entidade apela, ainda, aos comerciantes para contactarem a “força policial da zona” caso recebam este tipo de telefonemas, “no sentido de viabilizar a detenção em flagrante daqueles que indevidamente se façam passar por agentes da autoridade usurpando as suas funções”.

Há cerca de um ano, a ASAE viu-se confrontada com um procedimento semelhante, mas direcionado a hotéis e unidades de alojamento.