Home / Empresas / Associação de Contabilistas denuncia mau funcionamento do Portal das Finanças
portal das finanças pme magazine

Associação de Contabilistas denuncia mau funcionamento do Portal das Finanças

A Associação Nacional de Contabilistas (Anaco) denunciou, esta sexta-feira, o mau funcionamento do Portal das Finanças, criticando o Governo por solucionar apenas parte do problema prolongando prazos de obrigações fiscais das empresas.

O Governo prolongou até dia 15 de janeiro o prazo para a entrega da declaração periódica de IVA do regime mensal relativa a novembro e a Declaração Mensal de Remunerações (DMR) relativa a dezembro, alegando “constrangimentos” no acesso ao Portal das Finanças.

No despacho, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais lembrou da entrada em funcionamento do novo site das Finanças e que a submissão destas duas declarações está a ser feita pela primeira vez.

A Anaco saudou o adiamento dos prazos, mas criticou a escolha do momento para a renovação do portal.

Em comunicado, Vítor Vicente, da Anaco, disse que a associação solicitou ao ministro das Finanças a “estabilização” do portal e que a Autoridade Tributária “assumisse a responsabilidade pelos prejuízos causados”.

O prazo foi adiado na quarta-feira, depois de, na terça-feira, a Anaco ter emitido um comunicado a denunciar que a renovação do portal estava a ser feita em dias de grande trabalho para os contabilistas, com tarefas diárias para fazer exclusivamente por aquele meio.