Home / Empresas / Moody’s prevê aumento do crédito ao consumo em Portugal
crédito ao consumo pme magazine
Foto de arquivo

Moody’s prevê aumento do crédito ao consumo em Portugal

A agência de notação financeira Moody’s prevê que o crédito ao consumo vá aumentar entre os próximos 12 e 18 meses devido às melhorias na confiança do consumidor e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

“O desempenho dos empréstimos ao consumidor em Portugal continuará a melhorar moderadamente, refletindo os baixos níveis de atraso entre hipotecas e empréstimos pessoais”, refere Greg Davies, vice-presidente assistente e analista de pesquisa da Moody’s, num relatório divulgado pela agência.

“A geração de cobranças dos empréstimos ao consumidor está a aumentar com o crescimento moderado do PIB, incentivando uma expansão económica mais ampla nos mercados consumidores. Os credores estão mais dispostos a ampliar o crédito, refletido pelo ressurgimento da confiança do consumidor”, acrescenta o responsável.

A Moody’s destaca, ainda, a redução da taxa de desemprego de 16,9% em 2013 para 9,5% em abril deste ano, o que “incentivará o crescimento do crédito ao consumidor.

No entanto, a agência destaca a permanência de deficiências estruturais no mercado de trabalho, que prejudicam o crescimento económico do país, nomeadamente o índice “elevado” de desemprego a longo prazo (52%) e de desemprego juvenil (24%).