Home / Empresas / Banco de Fomento põe mil milhões a circular ainda este mês
derrama para empresas Banco de Fomento pme magazine
Foto de arquivo

Banco de Fomento põe mil milhões a circular ainda este mês

O presidente da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), também conhecida por Banco de Fomento, afirma que até ao final do mês deverão estar a circular na economia portuguesa mil milhões de euros para empresas.

 

Falando no Porto, Alberto Castro disse que até ao final do mês deverão circular na economia portuguesa mil milhões de euros para as empresas.

“A dotação para os fundos de garantia e contra-garantia são de mil milhões, por isso, como muito em breve deve haver a assinatura desses acordos, este mês essa meta estará cumprida”, afirmou Alberto Castro em declarações.

Apesar de “ser um campeonato diferente [do Euro 2016], a IFD também quer jogar no sentido de contrariar estas sanções que agora se anunciam”.

Instrumentos inovadores para a reestruturação empresarial 

Em maio a IFD comunicou que iria injetar cerca de mil milhões na economia portuguesa até julho e mais 500 milhões até ao fim do ano. Em relação a prazos, o presidente afirma que irá “haver muito em breve dinheiro a fluir”.

“Aquilo que adicionalmente se pode dizer é que a IFD está, em conjunto com o Governo, (…) a preparar um conjunto de outros instrumentos, que esses sim são inovadores, e que darão resposta àquilo que achamos que são necessidades de reestruturação empresarial, sobretudo no caso do capital reversível, e a necessidades de empresas que vão para além das PME (…) e que elas são também vitais na dinamização da economia portuguesa, nomeadamente em regiões como o Norte e o Centro, onde há empresas que têm, por exemplo, bastante emprego, embora possam ter faturações relativamente reduzidas”, explicou.