Home / Empresas / BCE dá luz verde à nova administração da CGD
CGD caixa pme magazine
Foto de arquivo (Foto: CGD)

BCE dá luz verde à nova administração da CGD

Ao todo, administração da Caixa terá 11 administradores. António Domingues será presidente executivo e não executivo ao mesmo tempo.

 

O Banco Central Europeu (BCE) aprovou proposta do Governo de nomeação dos corpos sociais da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O banco público terá assim uma administração de 11 membros, sete deles executivos.

De fora, segundo o Diário Económico, ficam oito membros propostos que acumulariam funções com as de gestão em empresas clientes do banco.

Em comunicado, o Ministério das Finanças revela que o BCE “aprovou também a acumulação pelo dr. António Domingues das funções de Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva”. Contudo, a acumulação de funções terá de ser revista no prazo de seis meses.

“O BCE atestou a adequação e a idoneidade de sete administradores-executivos propostos, de quatro administradores não-executivos e dos quatro membros do Conselho Fiscal”, acrescenta o documento.

Assim, a partir de 24 de agosto, António Domingues, Emídio Pinheiro, João Tudela Martins, Pedro Leitão, Tiago Marques, Henrique Cabral Menezes e Paulo da Silva serão administradores executivos da Caixa.

“A nomeação dos restantes administradores não-executivos será feita num curto espaço de tempo já que não houve sobre estes qualquer objeção relativamente à adequação ou idoneidade, nem foram identificados quaisquer conflitos de interesses impeditivos”, adianta o comunicado.