Home / Empresas / Bem-vindo, 2018!
gestão reativa ou proativa coach ana ganhão 2018 pme magazine
Ana Ganhão colabora pontualmente com a PME Magazine (Foto: Divulgação)

Bem-vindo, 2018!

Por: Ana Ganhão, Humanistic Professional Coach

Respira-se o ar fresco de janeiro de 2018, enche-se o peito de ar com a vontade e energia para novos começos.

Todos os anos no dia 31 de dezembro à meia-noite colecionamos desejos, alguns comuns, como simples mortais que somos, como “saúde, dinheiro, trabalho, sucesso, amor, ter família, amigos…. deixar de fumar, emagrecer, poupar dinheiro, criar ou expandir um negócio, ter mais tempo e cuidar mais de si”… E a lista estende-se.

Ano novo vida nova! Este ano é que é!

Dizemos imprimindo força e convicção à declaração.

Tilintam os copos, selando o brinde, cumprindo o ritual, comendo as passas, uns euros no bolso, tudo isto num ponto alto, juntando uns quantos mais rituais, e durante os próximos 365 dias ficamos a aguardar que o fator sorte apareça e tudo se concretize.

Bom, sorte é o que têm os que estão preparados para quando surge a oportunidade. Então vamos lá começar 2018 tomando em mão a responsabilidade de fazer acontecer.

Tendo ou não uma empresa, uma coisa é certa, somos todos empresários de nós próprios. Os métodos, regras, planos e estrutura para a gestão da empresa devem ser aplicados a nós mesmos.

Comecemos então pelo princípio, criar espaço para o novo.

Pela lei da física sabemos que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.

Todos nós, uns mais do que outros, acumulamos ao longo do ano e da vida papéis, objetos, ideias, emoções, pensamentos, comportamentos e até relacionamentos que já não cumprem o seu papel e ocupam um lugar que não lhes pertence.

Este trabalho de limpeza nada tem de ingratidão pelo que nos foi proporcionado, é necessário pela libertação que acontece entre as partes.

A visão estende-se e vislumbra-se um mar de oportunidades que podem existir para si. Depois começa a organização.

Defina claramente os objetivos que pretende atingir este ano de 2018, faça o levantamento de todas as variáveis, tendo em conta os desafios do setor, as forças e fraquezas que podem ser pessoais ou não, equacione recursos, defina estratégias e reavalie todo o processo num período a definir.

Tenha sabedoria para mudar de estratégia se não está a obter os resultados que pretende e peça ajuda em tempo útil.

A consequência deste trabalho árduo que requer, disciplina, foco e consciência plena, é a satisfação de nos sentirmos alinhados com os nossos propósitos, comprometidos com a nossa vida, contribuindo para o sucesso individual e coletivo de onde estamos inseridos.

Façamos de 2018 um marco de sucesso na nossa própria história.