Home / Sustentável / BPI Seniores apoia 27 projetos de promoção do envelhecimento ativo
bpi seniores pme magazine
Duas instituições venceram primeiro prémio do BPI Seniores (Foto: Divulgação)

BPI Seniores apoia 27 projetos de promoção do envelhecimento ativo

O BPI entregou 700 mil euros a 27 instituições no âmbito do Prémio BPI Seniores, que visa promover projetos que apoiem a inclusão social e o envelhecimento ativo de pessoas com mais de 65 anos.

 

“O primeiro prémio foi entregue, ex aequo, à Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera e à Associação de Solidariedade e Acção Social (ASAS) de Ramalde. O BPI distinguiu ainda os projectos de outras 25 instituições com menções honrosas”, refere o BPI em comunicado, adiantando que foram analisadas 421 candidaturas.

 

Santa Casa promove apoio de proximidade

Entre os projetos vencedores está o da Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera, que visa “reforçar o apoio de proximidade dado pela instituição à comunidade através da criação de uma unidade móvel” para ações de fisioterapia e consultas de clínica geral, refere o documento.

 

Já o outro projeto vencedor, da Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde, prevê a implementação de ações de sensibilização sobre os cuidados a ter face ao risco de quedas nos idosos.

 

AFID cria Unidade de Neuroestimulação

Entre as entidades que receberam menções honrosas está a Fundação AFID Diferença, que irá criar uma Unidade de Neuroestimulação (UNE) para pessoas idosas com demência. A unidade vai funcionar na Estrutura Residência para Idosos da AFID Geração, em Alfragide, na Amadora, estando aberto ao exterior.

afid_erpi pme magazine
Unidade de Neuroestimulação será aberta ao exterior (Foto: Divulgação)

 

Este será um projeto de abordagem multidisciplinar, com psicólogos, assistentes sociais, médicos de clínica geral, neurologista, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, terapeuta da fala, animadores socioculturais e auxiliares.

 

Entre as restantes instituições que receberam menções honrosas contam-se o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Luz, Centro de Apoio a Idosos de Moreanes (Mértola), Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Abrantes/Tomar, Centro de Assistência Cultural e Recreio de Paços da Serra, Adenorma – Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira, Santa Casa da Misericórdia de Seia, Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã, CEDIARA – Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas, OUSAM – Organismo Utilitário Social de Apoio Mútuo, Âncora -Associação Centro Comunitário Santa Luzia, Centro Social Paroquial de São Tiago da Guarda, Casa São Pedro de Alverca, Fundação São João de Deus, Centro Social do Souto, Olival Social-Associação para o Desenvolvimento de Olival, Cooperativa de Solidariedade do Povo Portuense, Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, Irmandade São Francisco Xavier, Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Soito, Cerciespinho, CLAP – Centro Local de Animação e Promoção Rural e Associação de Solidariedade Social ARCA.