Home / Empresas / Câmara Comércio Italiana promove empresas italianas em Portugal
Câmara Comércio Italiana promove empresas italianas em Portugal

Câmara Comércio Italiana promove empresas italianas em Portugal

A Camera Di Commercio Italiana Per Il Portogallo (Câmara de Comércio Italiana em Portugal), com o apoio da Embaixada de Itália, vai desenvolver, pela primeira vez, uma ação de promoção do tecido empresarial italiano com negócios em Portugal.

Através da realização do D’Itália, que decorre nos dias 28, 29 e 30 de junho, entre as 10 e as 22 horas, no Pavilhão 3, do Centro de Congressos de Lisboa, a CCIP organiza uma exposição de produtos e serviços de empresas italianas de vários setores de atividade, para mostrar ao público português o melhor do “Made In Italy”.

Nos últimos anos, as relações económicas e culturais entre os dois países têm-se desenvolvido a vários níveis. Em 2018, o número de italianos residentes em Portugal atingiu um record de 14 400 (em 2016 eram apenas 6 mil) e o investimento italiano em Portugal ultrapassou os 235 milhões de euros. Atualmente, existem cerca de 600 empresas italianas (ou com capital italiano) a laborar em Portugal, em setores de atividade tão distintos como a indústria transformadora, comércio grossista/retalho, automóvel, informação, comunicação e consultoria.

A Itália é o 6º mercado de exportação de Portugal e o 4º de importação. As trocas comerciais entre os dois países têm-se intensificado significativamente ao longo dos anos, tendo, em 2018, as exportações atingido 2 473 milhões de euros e as importações 3 998 milhões de euros.

O D’Itália, que promete ser uma montra do mercado italiano, tem já confirmadas as presenças da Generalli (Seguros), Intimissimi (Vestuário interior), Bialetti (Máquinas de Café), Gi Group (Recursos Humanos), Ferrero (Chocolates), Tryvel (Viagens), Martini (Bebidas Espirituosas), Scic Itália (Cozinhas) e a Região da Calábria (regiões mais turísticas do Sul de Itália).

Com entrada livre, no primeiro dia (sexta-feira, dia 28), o espaço abre as portas para receber o público profissional e promover encontros b2b. O fim-de-semana, (dias 29 e 30), é dedicado ao grande público, apresentando um programa diversificado, onde não faltam conferências, sessões de cinema, degustações e ações de animação.

Para além da exposição, o D’Italia conta com um espaço autónomo, designado APPET’ITALIA, dedicado à gastronomia, para que os visitantes possam apreciar algumas iguarias e provar vinhos de várias regiões de Itália.

As ações paralelas, que decorrem no auditório contíguo à exposição, vão contar com conferências, debates e workshops sobre a economia e a cultura italiana.