Home / Internacional / ÁFRICA / Cimeira da CPLP com a presença de António Guterres
CPLP
Cimeira da CPLP decorre em Brasília

Cimeira da CPLP com a presença de António Guterres

A cimeira da CPLP decorre em Brasília, no âmbito da comemoração dos 20 anos da CPLP. Presentes estarão o novo secretário geral da ONU, António Guterres e o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang. A cimeira dedicada à agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, decorre no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

A reunião marca o ínicio de dois anos da presidência brasileira da CPLP, seguindo-se a Timor Leste.  Michel Temer, presidente do Brasil, espera uma CPLP atualizada, alinhada ao debate internacional e garantiu o envolvimento do Brasil com a organização.

Já com 20 anos de existência, a CPLP deverá ver aprovada nesta cimeira a nova visão estratégica, que irá ditar o rumo da organização na próxima década.

Durante a reunião, espera-se a designação, pelos nove membros da CPLP, da próxima secretária-executiva, Maria do Carmo Silveira, indicada por São Tomé e Príncipe, que deverá iniciar, em janeiro de 2017, um mandato de dois anos.

Entre os temas em debate estará em mesa o cumprimento dos compromissos pela Guiné Equatorial, membro de pleno direito da CPLP há dois anos, nomeadamente a abolição da pena de morta e a introdução do português.

A CPLP deverá ainda aprovar a entrada de cinco novos observadores associados: Hungria, República Checa, Eslováquia, Costa do Marfim e Uruguai.

À margem da reunião, o Presidente brasileiro recebe hoje, no Palácio do Planalto – sede da presidência brasileira em Brasília -, António Guterres, que se tornará secretário-geral das Nações Unidas a 1 de janeiro de 2017, e, de seguida, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.