Home / Internacional / Cinco apps portuguesas candidatas ao World Summit Award Mobile 2016 da ONU
World Summit Award Mobile

Cinco apps portuguesas candidatas ao World Summit Award Mobile 2016 da ONU

Cinco das oito representantes portuguesas foram escolhidas para o World Summit Award Mobile 2016, iniciativa promovida pela Organização Mundial das Nações Unidas. Este ano o concurso contabilizou  mais de 400 candidaturas de aproximadamente 170 países, dos quais foram seleccionados 124 projectos. Destes, cinco são portugueses: Paxvoice, Biolab, Zarco, EDP re:dy e MB Way.

O processo de seleção dos participantes portugueses foi coordenado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que desempenha este papel pelo sexto ano consecutivo.

Quanto aos finalistas portuguesas, a Paxvoice concorre na categoria “Inclusion & Empowerment”, apresentando uma ferramenta que permite medir a opinião pública em tempo real. A Biolab foi seleccionada para “Learning & Education” e consiste num laboratório interactivo virtual de biologia para o iPad.

Em “Culture & Tourism”, a Zarco, uma app que transforma qualquer pessoa em guia da sua própria cidade e garante aos turistas um parceiro de viagem local. Segue-se a EDP re:dy em “Environment & Green Energy”, que promete ajudar o utilizador a ligar-se à sua casa e controlar os equipamentos e o seu consumo.

Por fim, a MB Way marca presença na shortlist de “Business & Commerce”, sendo uma solução interbancária que permite fazer compras online ou físicas e transferências imediatas através de um smartphone ou tablet.

Os vencedores (um por categoria) serão conhecidos na primeira semana de Março, sendo que o objectivo é premiar apps inovadoras que tenham um impacto global. O World Summit Award Mobile realiza-se a cada dois anos, alternando com o World Summit Award.

Na última edição de 2014 as apps portuguesas Mobizy e ColorAdd venceram, respetivamente, as categorias Business & Commerce e Inclusion & Empowerment.