Home / Empresas / Clube dos Fornecedores coloca as PME na rota internacional
Clube dos Fornecedores

Clube dos Fornecedores coloca as PME na rota internacional

Liderado pela Bosch, o Clube de Fornecedores terá um investimento de 100 milhões de euros até 2020 e permitirá capacitar 40 fornecedores nacionais com conhecimento crítico, processos ágeis, flexíveis e competitivos que lhes permitam ser mais competitivos.

A iniciativafoi lançada  pelo Governo com o objetivo de posicionar as PME portuguesas em cadeias de valor internacionais, com o suporte de empresas líderes mundiais instaladas em Portugal.

As PME irão beneficiar da presença em Portugal de empresas com dimensão internacional, permiting que participem em cada rede ou clube de fornecedores beneficiando de um maior volume de compras no mercado nacional por parte da empresa líder e de um melhor acesso a novas tecnologias e mercados internacionais.

O lançamento do Clube de Fornecedores acontece esta quinta-feira integrada na apresentação do Programa Interface, que se insere no âmbito do Plano Nacional de Reformas, cujo objetivo é “a transferência de tecnologia e inovação na indústria portuguesa” e vai ter um montante de 1.400 milhões de euros nos próximos seis anos.  Será também assinadoa de um protocolo entre a Bosh Portugal, Universidade do Minho, cinco instituições de interface e 36 PME.

O governo espera que o projeto permita um reforço de 80 milhões de euros de compras da Bosh a PME portuguesas, 100 milhões de investimento e a criação de 300 novos empregos. O projeto vai candidatar-se ao Portugal 2020, que abriu esta semana um concurso para a seleção de quatro projetos-piloto de redes de fornecedores com objetivos relacionados à dinamização do tecido industrial das pequenas e médias empresas portuguesas.