Home / Empresas / Ambiente / Passe único na Grande Lisboa avança em abril
passe único grande lisboa transportes transporte rodoviário de passageiros

Passe único na Grande Lisboa avança em abril

O Governo e os presidentes dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) firmam, esta segunda-feira, os contratos para a entrada em giros de um passe social único para transporte público nos 18 concelhos da Grande Lisboa. O novo passe entra em vigor em abril.

Segundo a AML, com este acordo, haverá apenas dois passes: o Navegante Municipal, que permitirá viagens apenas dentro de cada concelho e que terá um custo de 30 euros; e o Navegante Metropolitano, que permitirá viagens entre todos os concelhos da AML e que custará 40 euros.

As crianças poderão viajar gratuitamente nos transportes públicos da AML até aos 12 anos, inclusive, e mantêm-se os descontos para estudantes, reformados e carenciados.

O novo passe poderá ser carregado a partir de 26 de março, sendo de periodicidade mensal e válido a partir do primeiro dia do mês.

Os contratos serão assinados pelo presidente da AML, Fernando Medina, pelo primeiro-secretário metropolitano, Carlos Humberto, e pelos presidentes dos 18 municípios.

Estarão presentes da cerimónia a representar o Governo o primeiro-ministro, António Costa, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Nuno Santos.