Home / Empresas / DriveNow, carsharing alemão com alma lusa chega a Lisboa
DriveNow

DriveNow, carsharing alemão com alma lusa chega a Lisboa

Resultado de uma parceria entre a Brisa, operador privado de infraestruturas, e o serviço DriveNow, que junta o construtor alemão BMW e a rent-a-car Sixt, a nova plataforma de carsharing chega a Lisboa a 12 de setembro como uma nova solução de mobilidade urbana e com o objetivo de fazer crescer a frota. O serviço de carsharing contará com 211 carros da marca BMW e Mini, sendo que 11 destes veículos serão elétricos.

Em Lisboa, a DriveNow vai iniciar as suas operações numa zona de 48 quilómetros quadrados, de Leste a Oeste e de Norte a Sul da cidade. Os clientes têm acesso a um serviço de carsharing, com tudo incluído (combustível, seguro e estacionamento) assente no conceito free floating, em que é possível deixar ou apanhar o carro em qualquer local dentro da área de operação. A taxa de utilização fixa-se nos 0,29 cêntimos, 0,31 cêntimos e 0,34 cêntimos por minuto, dependendo dos veículos, e sem custos anuais ou outras comissões.

Os carros podem ser localizados, reservados, abertos e fechados através da aplicação. A utilização em si é simples: o registo é feito online e depois pode ser feito o download da app. Depois basta reservar um carro e encontrá-lo – o cliente dispõe de 15 minutos para localizar o carro. Após a identificação do veiculo, é necessário desbloquear o veiculo e introduzir um pin de segurança. No fim da viagem, estacionar dentro da área de operação da DriveNow e bloquear o carro para que fique disponível para o próximo cliente.

Em conferência de imprensa, Pedro Rocha e Melo, vice-presidente da Brisa, referiu que esta junção entre a Brisa e a DriveNow surge dentro da nova visão para a mobilidade ‘Do the Right Mix’.

“Este é um conceito de mobilidade eficiente e sustentável. É uma forma integrada, focada nas necessidades concretas das pessoas e o que pretendemos é participar nestes novos ecossistemas, nestas parcerias que se vão formando fruto também desta revolução digital que possibilita a integração de vários modos de transporte e facilita a vida às pessoas.”

A DriveNow será também a primeira operação cardless, ou seja, não haverá utilização de cartões e será tudo feito através da app, disponível nas lojas Google Play e iTunes

João Oliveira, diretor-geral da DriveNow, referiu que o serviço é para todos os clientes.

“A DriveNow é para todos, desde os 18 anos – desde que tenham a carta de condução há mais de um ano – até aos 50 anos ou mais até. São clientes de todo o tipo de utilização. Há clientes que usam para fazer desporto, para viagens de trabalho ou usam ao fim de semana para visitar a família. Não há uma tendência definida e acho que é isso que vai acontecer em Lisboa, em que o carsharing não vai ser só para trabalho ou para cinema, mas sim para todo o tipo de utilização.”

A DriveNow promete também a renovação anual da frota, de forma a ter sempre os “carros mais eficientes do mercado”.  Para breve está a divulgação da operação no aeroporto de Lisboa, bem como o local do futuro parque de estacionamento, bem como a taxa extra a cobrar.

A DriveNow na Europa já está disponível em 12 cidades e conta já com 960 mil utilizadores. Até ao final do ano espera ter 10 mil utilizadores em Lisboa e, ao fim de um ano de operação, espera ter 25 mil utilizadores.