Home / MERCADO / Economia / É necessário valorizar o turismo nacional
turismo PME Magazine
Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP - Associação da Hotelaria, Resturação e Similares de Portugal

É necessário valorizar o turismo nacional

Por: Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal

Nunca antes se falou tanto de turismo como agora.

Uns dizem que Portugal está na moda, mas eu prefiro dizer que Portugal está a colher os frutos dos investimentos que os empresários têm vindo a realizar, assim como da estratégia de promoção externa que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver em mercados estratégicos.

Portugal tem recebido inúmeras distinções por esse mundo fora, mas é importante não ficarmos deslumbrados e temos o dever de olhar de forma transversal para o contributo do turismo para a economia nacional. Um desses contributos é o aumento generalizado do emprego.

Em 2017, os setores da Restauração e Bebidas e do Alojamento Turístico registaram 323,2 mil postos de trabalho, o que significou um aumento de 15,8% (mais 44 mil postos de trabalho), o que correspondeu a 120 novos postos de trabalho por dia.

Em 2018, o ritmo continua a ser bastante positivo. Em março, a taxa de desemprego situou-se nos 7,4%. Recorde-se que, no mesmo período de 2017, a taxa de desemprego rondava os 9,7% e é preciso recuarmos 14 anos para encontrarmos uma taxa de desemprego nos valores em que se encontra hoje.

 

Leia o artigo da íntegra na edição de julho da PME Magazine.