Home / Empresas / Empregar com outros olhos
Nuno salgado empregar pme magazine
Nuno Salgado trabalha atualmente no VIP Executive Art's Hotel (Foto: Inês Antunes)

Empregar com outros olhos

Por: Ana Rita Justo

Nuno fazia controlo de qualidade de imagem quando, aos 36 anos, uma retinopatia diabética levou-o a mudar de vida. Graça, na Associação  Portuguesa de Emprego de Deficientes Visuais (APEDV) há 32 anos, luta pela igualdade de oportunidades para cegos e pessoas com baixa visão.

Empregar cegos ou pessoas com baixa visão é, ainda hoje, um desafio, mas também há histórias felizes. Nuno Salgado, 43 anos, nunca tinha trabalhado na área da hotelaria e uma retinopatia diabética levou-o a mudar de vida. Há cinco anos que trabalha como telefonista no Vip Executive Art’s Hotel, em Lisboa, e continua a desafiar probabilidades todos os dias.

Diabético desde os 17 anos, Nuno licenciou-se em História e mais tarde especializou-se em arquivo e gestão documental, área em que trabalhou até aos 36 anos. Com o problema da diabetes a agravar-se, Nuno desenvolveu uma retinopatia diabética e teve de deixar o trabalho de tinha numa empresa de gestão documental, onde fazia controlo de qualidade de imagem.

“Tenho 10% de visão no olho esquerdo e 40% no olho direito. Consigo orientar-me num espaço limitado, tenho é uma miopia constante que não é possível corrigir com lentes”, explica.

 

Leia a reportagem na íntegra na edição de julho da PME Magazine.