Home / Internacional / Empresa japonesa aposta em inteligência artificial

Empresa japonesa aposta em inteligência artificial

A empresa japonesa Fukoku Mutual Life Insure substituiu 34 dos seus funcionários da equipa administrativa da empresa por robôs. O IBM Watson, uma plataforma de inteligência artificial, funciona como um software de análise de dados com que ajuda gestores a tomarem decisões, entre outras funções.

O objetivo desta iniciativa é aumentar a produtividade da empresa em 30%, recuperando o investimento da plataforma em menos de dois anos.

A função dos empregados, que agora substituídos por robôs, era a digitalização e leitura de documentos de registos hospitalares e históricos médicos, como fim de estabelecer pagamentos e detetar fraudes. O novo sistema de inteligência artificial tem uma “tecnologia cognitiva que pode pensar como um ser humano” e que, por sua vez, lhe permite “analisar e interpretar todos os dados, incluindo texto não estruturado, imagens, áudio e vídeo.”

O investimento inicial da operação é de 1,7 milhão de dólares, com manutenção anual de 128 mil dólares. A empresa espera poupar 1,1 milhão de dólares por ano com o uso do IBM Watson. A Fukoku Mutual Life Insurance Company também utiliza a inteligência artificial para analisar ligações para seu call center, identificando a linguagem dos clientes entre positiva e negativa.

O Fórum Econômico Mundial prevê que a inteligência artificial pode eliminar mais de 7 milhões de empregos nas 15 maiores economias nos próximos anos. Enquanto essas plataformas realizam trabalhos repetitivos, humanos podem ter mais tempo livre para executar tarefas que exigem mais “humanidade”.