Home / Empresas / Empresários portugueses mais otimistas
turismo empresários portugueses
Foto de arquivo

Empresários portugueses mais otimistas

Mais de metade dos empresários portugueses estão mais otimistas em relação às suas empresas: 61% espera alcançar melhorias no desemprego este ano, segundo o Estudo Nacional de Competitividade Regional, da plataforma online Zaask.

O estudo analisa a competitividade dos 18 distritos e regiões autónomas, os apoios locais, a situação financeira das empresas e a situação económica das regiões. Foram inquiridas 2562 microempresas, 2062 portuguesas e 500 com atividade em Espanha.

Segundo os dados revelados, a área financeira das empresas “melhorou ligeiramente, acompanhada por uma evolução da situação económica nacional”.

Quanto à situação económica por distrito, “86% dos empresários classificam-na como sendo razoável, boa ou muito boa”, quando em 2016 a percentagem era de 68%.

Ainda no ano passado, 45% dos gestores registaram um crescimento nas receitas, mais 25% face ao ano anterior.

Contudo, apenas 18% dos empresários portugueses considera ser “fácil ou muito fácil” estabelecer novos negócios no seu distrito, enquanto 38% considera “difícil ou muito difícil”.

Quanto à contratação, apenas 17% considera ser “fácil ou muito fácil” contratar no distrito em que se encontra.

Lisboa, Portalegre, Aveiro e Porto são os distritos onde é mais fácil contratar, segundo o mesmo estudo. Faro, Leiria e Lisboa são os distritos que apresentam melhor situação económica.

Castelo Branco, Setúbal, Guarda e Lisboa são os distritos mais otimistas em relação às suas empresas, enquanto Beja, Bragança e Coimbra são os menos otimistas.