Home / Empresas / O que ganham as empresas com o espírito do Natal?
espírito do natal ana ganhao onde queremos ir PME Magazine 1
Ana Ganhão ensina a recuperar Qualidade de Vida

O que ganham as empresas com o espírito do Natal?

Por: Ana Ganhão, Humanistic Professional Coach

 

Porque a data assim o sugere, falemos do Natal. Começando pelo significado da palavra, Natal, do latim natalis, significa “dia de nascimento”.

A história do Natal começa pelo menos 7 mil anos antes do nascimento de Jesus, o motivo era celebrar o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, porque dessa madrugada em diante o sol ficava cada vez mais tempo no céu, com a promessa de dias maiores, mais calorosos e com boas colheitas.

Tal como o sol renasce todos os anos no solstício de inverno, devemos nós humanos desenvolver essa capacidade de renascermos sempre que seja necessário, pois esse será o maior ato de coragem e amor à vida.

No ocidente associa-se esta data ao nascimento de Jesus, e do Natal nasce o maior estímulo económico anual.

Acendem-se as luzes nas ruas e nas zonas comerciais e somos tocados pela magia desta época.

O Ambiente envolve-nos e convida-nos a comprar as prendas que podemos para quem amamos, ou para quem o protocolo obriga.

Esse consumo deve ser responsável, lembre-se que ao gastar o seu dinheiro, está também a gastar o tempo e energia dispensados para o ganhar.

E aqui convido-o a substituir “trocar” por “dar” e “prenda” por “presente”, pois o mais gratificante será dar o seu presente (disponibilidade/tempo) a si próprio e ao outro.

Os seres humanos são seres sociais por natureza, criamos estruturas sociais compostas que vão da família, às empresas, às nações.

Também as empresas fazem os seus balanços económicos, redefinindo estratégias e preparando-se para novos e melhores resultados.

Cada empresa com as missões, visões, valores e cultura que poderão ser diferentes entre elas, mas algo é transversal a todas: as pessoas.

As valorizações das capacidades humanas foram evoluindo ao longo da história. O jovem guerreiro que defendia a tribo deu lugar a outro tipo de aptidões: intelectual, moral, cultura, especialização e a experiência.

Sendo as empresas feitas por, com e para pessoas, são os Homens que fazem o sucesso dos processos através de esforços individuais para realizar o propósito coletivo.

E é na execução da missão que os valores estão intrínsecos e os princípios éticos e morais de um indivíduo tem o seu maior impacto.

Acompanhando o fenómeno da adesão às tatuagens, esta seria a melhor altura para tatuarmos no nosso ADN valores como respeito, empatia, coragem e partilha genuína, perpetuando o espírito do Natal com o propósito de subirmos mais uns degraus na escala da evolução humana.