Home / Empresas / Setor empresarial investiu mais 1,5% na economia
inspeções do Fisco economia portuguesa trabalhadores economia mundial pme magazine
Foto de arquivo

Setor empresarial investiu mais 1,5% na economia

O investimento na economia portuguesa caiu 2,9% em termos nominais nos primeiros nove meses do ano, em comparação com igual período do ano anterior, porém, as empresas aumentaram o seu investimento na economia nacional.

 

Segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pelo Dinheiro Vivo, em termos agregados o investimento caiu 2,6%.

Contudo, o setor empresarial aumentou o investimento em 1,5% no mesmo período.

A pressionar negativamente o investimento estiveram as Administrações Públicas, refere o INE, com uma quebra de 24,8% nos três primeiros trimestres de 2016.

O investimento no setor das famílias também caiu 2,9%, “composto sobretudo pela aquisição de habitação aos outros setores institucionais da economia”.

Segundo o Banco de Portugal, o investimento fixo (FBCF, sem efeito de depreciações e amortizações), deverá cair 1,7% no conjunto do ano de 2017, “recuperando em 2017-2019 para taxas de variação próximas da registada em 2015”, de 4,5%.

“A partir de 2016 o perfil de recuperação da FBCF total é relativamente fraco face a períodos de recuperação anteriores, estando essencialmente em linha com a recuperação que se seguiu à crise de 2003”, refere o banco central no boletim económico de dezembro.