Home / MERCADO / Economia / Empresas lusas aceitam prazos de pagamento maiores do que a Europa
faturas prazos de pagamento pme magazine

Empresas lusas aceitam prazos de pagamento maiores do que a Europa

Um estudo da empresa de gestão de créditos Intrum concluiu que a maioria das empresas portuguesas aceitam prazos de pagamento mais dilatados do que a média das empresas europeias.

O EPR 2018 Industry White Paper foi levado a cabo em 24 países europeus, compilando os dados de mais de 9600 empresas. Em Portugal, foram analisadas 261 empresas de três setores de atividade, nomeadamente a indústria, o comércio grossista e retalho e transportes e logística.

Segundo o estudo, 80% das empresas destes setores foram “convidadas a aceitar condições de pagamento mais dilatadas do que seria razoável”.

Já a média europeia fica-se em 59% das empresas.

“O setor do Comércio Grossista e Retalho revela que os problemas financeiros (76%) são a principal causa de atraso de pagamento dos seus próprios clientes. Uma percentagem superior à média europeia, que atinge os 62%, ainda assim, inferior ao ano passado (93%)”, refere a Intrum em comunicado.

Já na indústria, “a principal causa de atraso de pagamento dos seus próprios clientes são os problemas financeiros (70%)”.

Por seu lado, no setor dos transportes e logística, “em média, os consumidores têm 25 dias de prazo de pagamento e pagam após 41 dias”.

Ao nível europeu, as principais causas dos atrasos de pagamento são as dificuldades financeiras (62%) e o atraso de pagamento intencional (48%).