Home / CARREIRAS / Empresas procuram locais de trabalho mais flexíveis
AVILA SPACES locais de trabalho pme magazine
Estudo foi feito pelo Avila Spaces (Foto: Divulgação)

Empresas procuram locais de trabalho mais flexíveis

Teletrabalho, escritório virtual e coworking são as maiores tendências para as empresas em 2018, segundo um barómetro levado acabo pelo departamento de Investigação e Desenvolvimento do Avila Spaces durante o ano de 2017.

Segundo o estudo, 59,1% dos inquiridos assumem já ter recorrido a teletrabalho, escritório virtual ou coworking, sendo o teletrabalho a mais utilizada.

Quanto ao futuro, 82,1% dos inquiridos garante que quer usar pelo menos um destes três modelos no próximo ano.

Em 2018 as empresas irão continuar a apostar cada vez mais em modelos de trabalho flexíveis, não só por uma questão de racionalização de custos, mas também porque as novas gerações preferem trabalhar de uma forma mais descontraída, colaborativa e com um grande sentido de liberdade”, sublinha em comunicado Teresa Jacinto, diretora do departamento de Investigação e Desenvolvimento do Avila Spaces.

O estudo sublinha, ainda, uma procura maior pelo hot desking em 2018, isto é, explica a responsável: “não há secretárias para uso exclusivo de cada colaborador, ocupa-se a que estiver vaga no momento”.

 

Maior equilíbrio casa/trabalho

As conclusões mostram, também, que o facto de as pessoas e empresas optarem por modelos mais flexíveis acontece porque há um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, isto segundo 51,5% dos inquiridos.

O feedback do nosso Barómetro mostra que as empresas investem cada vez mais no bem-estar dos colaboradores. As novas gerações (Geração Millennial e Geração Z) valorizam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e preferem trabalhar em empresas promovam a prática desportiva, aulas de ioga e ações de relaxamento e meditação no local de trabalho”, adianta Teresa Jacinto.