Home / Empresas / Exportação de calçado caiu 3%
exportação de calçado exportações de calçado setor do Calçado português produtividade pme magazine
Foto de arquivo

Exportação de calçado caiu 3%

As vendas de calçado português para exportação caíram 2,7% em 2018 para 1904 milhões de euros, em comparação com 2017, segundo revelou a Informa D&B no estudo Setores “Calçado”.

Já as importações aumentaram 4,9% em 2018, chegando aos 638 milhões de euros. Desta forma, o superavit comercial baixou para 1300 milhões, “o nível mais baixo desde 2012”, segundo a consultora.

“França mantém-se como o mercado externo mais importante para os fabricantes portugueses de calçado, com uma participação sobre as exportações totais de cerca de 21%. Alemanha é o segundo destino, assumindo cerca de 20% do valor total, à frente de Holanda, Espanha e Reino Unido”, refere o comunicado.

A Informa D&B acrescenta que, em 2017, havia em Portugal 1526 empresas a operar no setor do calçado, mais 4% do que no ano anterior. Havia, nessa altura, 40 mil pessoas a trabalhar no setor.

“Predominam os fabricantes de reduzida dimensão, sendo que cerca de 65% conta com um número de empregados inferior a 10 e menos de 10% emprega mais de 50 pessoas”, refere o estudo, acrescentando que a “atividade produtiva concentra-se na zona Norte de Portugal, onde se localizam quase 95% das empresas”, com destaque para as regiões de Tâmega e Sousa e para a Área Metropolitana do Porto.