Home / OPINIÃO / Férias são um dos melhores investimentos na sua empresa

Férias são um dos melhores investimentos na sua empresa

Por: Ana Ganhão, Humanistic Professional Coach

Eis que chega agosto, o mês das férias para a maioria das pessoas, por escolha ou por necessidade. Este é o mês por excelência para abrandar o ritmo pessoal e empresarial.

Este período de abrandamento é necessário e indispensável para um bom funcionamento da empresa. Visto que nas empresas são as pessoas que põem negócios em funcionamento, para tal é necessário que as mesmas estejam na posse das melhores condições, físicas, mentais e emocionais.

 

Saber parar é uma atitude sábia

Durante todo o ano somos submetidos a vários tipos de pressão. Vivemos presos a rotinas pessoais e profissionais que consomem grande parte dos nossos recursos. É bom que entendamos que a nossa energia é limitada, somos um corpo físico que precisa do combustível para trabalhar, como uma alimentação equilibrada, exercício físico adequado, horas de sono de qualidade, e muito importante, sair da rotina.

 

Como viver as suas férias e as da empresa?

Goze pelo menos 15 dias seguidos de férias, planeie-as pelo menos com três meses de antecedência. O planeamento antecipado faz com que possa começar a usufruí-las desde o primeiro dia.

Neste contexto, prepare atempadamente os seus colaboradores, passando a informação e conhecimento necessários para que possam resolver na sua ausência o que ficar estabelecido dentro dessa competência.

Programe as suas ações na empresa para antes ou depois das férias, resolva todos os assuntos antes das mesmas e agende tudo o que for possível para quando retornar.

Estabeleça com a empresa e parceiros de negócio a sua disponibilidade durante as férias. Crie um horário em que estará livre para estabelecerem contacto consigo caso seja necessário. Discipline-se a ler os emails e a tratar os assuntos apenas dentro do horário que estabeleceu.

 

Crie novas rotinas

Quando fazemos algo diferente o nosso cérebro é obrigado a olhar com mais atenção ao meio exterior para recolher informação, processá-la e criar a ação apropriada para a situação.

Aproveite as férias para fazer programas diferentes e divertidos. Vá a lugares que nunca foi, crie os seus próprios desafios com os amigos e com a família. Permita-se viver experiências que nunca teve.

Estas atividades podem ser realizadas na cidade onde vive. Aproveite para a conhecer melhor, vá a lugares onde nunca foi. Pode consultar a agenda cultural da mesma para desfrutar dos eventos.

Aproveite para desenhar uma linha temporal e divida-a entre AF (antes das férias) e DF (depois das férias). Coloque no lado “antes das férias”, os ganhos e aprendizagens já adquiridos, no outro lado “depois das férias”, registe os objetivos e as mudanças que quer implementar. Este exercício dar-lhe-á uma visão mais clara sobre o progresso e necessidades do processo.

E assim voltará mais revigorado, alegre, focado e com vontade para realizar novos objetivos.

Lembre-se que as férias são o melhor investimento que faz em si e, consequentemente, na sua empresa.