Home / Empresas / Ford no rumo à liderança no domínio da condução autónoma
Ford

Ford no rumo à liderança no domínio da condução autónoma

A Ford Motor Company (NYSE: F) acaba de anunciar que irá investir 1.000 milhões de dólares na Argo AI ao longo dos próximos 5 anos. A Argo I é  uma empresa de inteligência artificial com a qual pretende desenvolver um sistema de condução virtual para veículos autónomos do construtor a surgir em 2021, podendo ainda ser alvo de licenciamento para outras empresas.

Fundada por antigos responsáveis da Google e da Uber, a Argo AI incluirá técnicos de robótica e engenheiros, internos e externos à Ford. A equipa de especialistas em robótica e inteligência artificial é liderada por Bryan Salesky, como CEO, e por Peter Rander, como COO, fundadores da Argo AI. São ambos ex-alunos do Carnegie Mellon National Robotics Engineering Center e anteriores responsáveis das equipas de veículos de condução autónoma da Google e da Uber, respectivamente.

A actual equipa de desenvolvimento do sistema de condutor virtual da Ford, um software de uma máquina de auto-aprendizagem que actua como o cérebro de um veículo autónomo, ver-se-á combinado com o talento e experiência da Argo AI na área da robótica. Esta inovadora parceria irá permitir o desenvolvimento de um sistema de condutor virtual para veículos de condução autónoma da Ford de nível 4 SAE.

A Ford vai continuar a liderar o desenvolvimento da sua plataforma de hardware para a construção dedicada de veículos autónomos, bem como na integração de sistemas, fabricação, design exterior e interior e gestão de políticas reguladoras.

A Argo AI vai unir forças com os esforços de desenvolvimento de software da Ford no domínio dos veículos autónomos para fortalecer a sua comercialização. A agilidade da Argo AI e a estrutura da Ford combinam, de um modo excepcional, os benefícios de uma startup tecnológica com a experiência e a disciplina do programa de desenvolvimento de veículos autónomos do construtor, actualmente líder do sector.

A colaboração apoia as pretensões da Ford em ter veículo totalmente autónomo, compatível com a norma 4 SAE, para aplicação comercial em 2021em serviços de mobilidade.

A Ford vai ser accionista maioritária da Argo AI. Importa destacar que a Argo AI foi estruturada para operar com uma substancial independência. Os seus funcionários terão participação significativa na empresa, permitindo-lhes beneficiar do seu sucesso. O conselho da Argo AI terá cinco membros: Raj Nair, John Casesa (Vice-Presidente do Grupo Ford, Estratégia Global), Bryan Salesky, Peter Rander e ainda um director independente.

O investimento de 1.000 milhões de dólares na Argo AI será feito ao longo de 5 anos, sendo consistente com o plano de alocação de capital para o programa de veículos autónomos, desvendado em Setembro último no evento Ford Investor Day.

No final do presente ano, a Argo AI espera ter uma equipa com mais de 200 membros, baseados na sede da empresa, em Pittsburgh, e noutras localidades importantes do sudeste do Michigan e na área da Baía da Califórnia.

O objectivo inicial da Argo AI será apoiar a Ford no desenvolvimento e produção de veículos autónomos. No futuro, a Argo AI poderá licenciar a sua tecnologia a outras empresas e sectores, que busquem essa vertente de autonomia.