Home / Destaques / Forum iGen renova compromissos
igenforump PME magazine
Forum realiza-se anualmente e renova compromissos publicamente

Forum iGen renova compromissos

No dia 5 de dezembro, 68 organizações representativas de diversos e importantes setores da economia nacional juntaram-se na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, numa cerimónia co-organizada pela Administração do Porto de Lisboa e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, para assinar Acordos de Adesão e de Renovação de Compromissos ao Fórum Empresas para a Igualdade (IGEN).

O Fórum Empresas para a Igualdade (IGEN) é promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e pelas organizações aderentes que, por esta via, se comprometem a desenvolver ações de promoção de igualdade de género com metas quantificadas.  O Fórum, que foi criado em 2013 e integrava 60 organizações desde dezembro de 2016, conta a partir, de 5 de dezembro, com 68 organizações.

61 organizações já membros do Fórum renovaram os seus compromissos e 7 assinaram publicamente, nomeadamente, Águas de Portugal, Like Brands Media, LUSA – Agência de notícias de Portugal, Media em Movimento – agência de comunicação, Millenium BCP, Nokia Portugal e Trivalor.

As referidas organizações acordaram desenvolver ações de promoção de igualdade de género, assumindo compromissos de melhoria em dimensões que incorporam os princípios da igualdade e da não discriminação entre homens e mulheres no trabalho e no emprego, bem como na conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar e proteção na parentalidade.

Ao assumir compromissos claros com a promoção da igualdade no mundo laboral e com o fim de todos os processos discriminatórios, as organizações pretendem alcançar melhorias no plano da sustentabilidade, da justiça organizacional e da satisfação dos seus colaboradores e das suas colaboradoras.

A assinatura dos Acordos de Adesão e de Renovação de Compromissos contará com a representação das organizações aderentes, com a presença da presidente da CITE, da presidente da Administração do Porto de Lisboa e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e do Secretário de Estado do Emprego.

O Fórum IGen, criado em 2013, é um Fórum de organizações dos setores privado, público e cooperativo, reunido em torno de um compromisso comum – promover medidas para a Igualdade de Género nas políticas internas – em linha com a Estratégia Europeia 2020, as prioridades do Estado Português e os objetivos da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – CITE.