Home / Empresas / Glartek fecha ronda de investimento de 1.5 milhões de euros e está a recrutar
Glartek fecha ronda de investimento de 1.5 milhões de euros

Glartek fecha ronda de investimento de 1.5 milhões de euros e está a recrutar

A Glartek, uma startup que desenvolve soluções baseadas em Realidade Aumentada para manutenção industrial, acaba de fechar a sua primeira ronda de investimento de 1.5 milhões de euros junto da EDP Ventures, da H-Capital e da Novabase Capital.

À nova estrutura acionista junta-se também a H-Farm, uma incubadora italiana. Com este investimento, a Glartek pretende expandir-se para outros mercados europeus, como Alemanha, França e Reino Unido, bem como reforçar a sua equipa, em Lisboa e Leiria.

A Glartek foi fundada em 2017 por Luís Murcho, arquiteto formado na universidade de LUCA School of Arts, na Bélgica, e Gonçalo Santos, engenheiro eletrotécnico formado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, e está a desenvolver uma plataforma de manutenção industrial através de realidade aumentada, que permite aceder e visualizar, junto dos equipamentos e em tempo real, toda a informação necessária, permitindo o acesso mais rápido e organizado a toda a informação relevante dos diferentes tipos de equipamentos em ambiente industrial.

A Glartek tem desenvolvido e testado a plataforma nos sectores da energia, como o exemplo da EDP, com um projeto testado numa das suas centrais hidroelétricas, e também nos setores automóvel, imobiliária e alimentar, em países como Portugal, Espanha, Itália e Eslovénia.

Para Luís Murcho, cofundador e CEO da Gartek, “a Realidade Aumentada é vista na Glartek como uma forma de ampliar as capacidades de qualquer trabalhador dentro do meio industrial, dotando-o da capacidade de ver informação à sua volta, permitindo-lhe perceber de forma muito rápida o que tem de fazer e como pode atuar nos diversos equipamentos que tem à sua disposição. Esta nova plataforma vai diminuir os tempos de inatividades das instalações, reduzir custos de manutenção, aumentar a eficiência da aprendizagem e minimizar ao máximo os erros humanos, aumentando a sua segurança.”

“A EDP Ventures aposta em empresas com soluções tecnológicas inovadoras e com elevado potencial de crescimento. É o caso da Glartek, cuja plataforma de realidade aumentada para manutenção de equipamentos industriais já foi testada pela EDP numa central hidroelétrica, com excelentes resultados. Estamos muito confiantes no sucesso da Glartek e da sua equipa”, assinala Luís Manuel, administrador da EDP Ventures.

Rui Dias Alves, Administrador da HCapital, refere: “Estamos confiantes no importante papel que os três parceiros de capital podem desempenhar para a afirmação da solução tecnológica da Glartek, no âmbito da gestão de ativos industriais e para o crescimento da sua atividade, sobretudo através do acesso a novos mercados internacionais”

Segundo María Gil, administradora da Novabase Capital, “o investimento na Glartek revela a confiança na qualidade da equipa e no potencial inovador da solução de Realidade Aumentada desenvolvida, uma das grandes tendências tecnológicas da atualidade.

Este investimento de 1.5 milhões de euros realizou-se através do EDP Cleantech, FCR, um dos três veículos de investimento da EDP Ventures, do FCR HCapital New Ideas, gerido pela HCapital Partners e do Fundo de Capital de Risco Novabase Capital +Inovação, ao abrigo do Programa Centro 2020 e cofinanciado pelo FEDER.